Aroma de Salsão
No Brasil é chamado de salsão por sua semelhança com a salsa em tamanho aumentado, mas também é conhecido como Aipo, que vem do latim: “apium” refere-se à água, seu habitat natural e “graveolens” que significa aroma forte.
Por causa dessa característica de aroma forte, encanta muitas pessoas como também pode não agradar outras.
Nativo das regiões mediterrâneas do norte da África e do sul da Europa foi muito utilizado como medicamento por causa de suas qualidades terapêuticas.
Foi popularizado na Europa a partir do século 18 e foi trazido para a América por seus colonizadores.
Os gregos costumavam utilizar o salsão para coroar os vencedores de jogos nemianos, que se realizavam em honra de Zeus, porém, após o filho do rei nemiano ser morto por uma cobra que estava escondida no salsão, este passou a ser usado como coroa funerária. Já os antigos romanos utilizavam o salsão para fins culinários como condimento, decoração de pratos e mesas. Os romanos também acreditavam que esta verdura tinha poderes afrodisíacos.
Rico em celulose e fibras é ótimo para auxiliar no funcionamento do intestino. Por ser pouco calórico é muito utilizado em dietas de emagrecimento. O salsão é rico em sódio e por isso deve ser evitado por pessoas que fazem dietas que proíbam sal.
Todas as partes podem ser utilizadas em receitas:
– Folhas dão um toque especial em molhos e caldos.
– Caule pode ser consumido cru em saladas ou cozidos junto com outros legumes em sopas.
Pode ser encontrado em qualquer época do ano, mas o salsão de melhor qualidade e preço é encontrado em dezembro.
Na hora de escolher o salsão, verifique seu peso em relação ao volume, prefira os que estão com as folhas abertas, com verde brilhante e o caule deve ser branco-esverdeado, com textura firme.
Para armazená-lo, o ideal é lavá-lo e colocá-lo em sacos plásticos por no máximo 4 dias, pois com o tempo tende a perder suas propriedades nutricionais. Caso ele tenha murchado, umedeça-o ligeiramente com água fria e deixe-o na geladeira algumas horas para que sua crocância volte.
Veja outras curiosidades: