Que abacaxi

Conhecido também como ananá em países de língua espanhola, o abacaxi foi inicialmente cultivado por indígenas na América tropical e subtropical.

Atualmente, o abacaxizeiro é cultivado em qualquer região quente do mundo, tem muita sensibilidade ao frio e apesar de ter resistência às secas, nos dias de sol intenso, os frutos podem sofrer queimaduras quando não protegidos.

No Brasil, encontram-se variedades de espécies de abacaxis, porém, a que se destaca é o Pérola (Pernambuco), de polpa amarelo-pálida, folhas com as margens espinhosas, casca esverdeada mesmo quando maduro e de sabor bastante ácido e muitas vezes adocicado.

O fruto tem grande aceitação em todo o mundo e por causa de sua coroa, após seu descobrimento, recebeu o cognome de “rei dos frutos” pelos portugueses. Pode ser consumido ao natural ou industrializado sob forma de fatias em calda, pedaços cristalizados, passa, geléia, licor, suco ou xarope, sovertes, balas, bolos. O abacaxi é considerado boa fonte de vitamina A, B1, B6, ferro, magnésio, fibras e razoável fonte de vitamina C.

Na culinária utilizam-se habitualmente a polpa da fruta, mas seu miolo (que é mais rígido que a polpa) e a casca espinhosa podem ser aferventados para a produção de sucos, pois previne dores de garganta e resfriados e é bom para a circulação por conter a enzima bromelina. O abacaxi também pode ser usado como poderoso amaciante de carnes.

Ao comprar o abacaxi é ideal sentir se o cheiro está bom e observar se as folhas ou a coroa não possui manchas ou se estão secas ou murchas.

Para os povos antigos, o abacaxi era considerado como símbolo de hospitalidade, colocando-os do lado de fora da casa para sinalizar que os visitantes eram bem vindos. Nos dias de hoje, na gíria brasileira, o abacaxi significa algo que não dá bom resultado pelo fato de ser um fruto espinhoso.

Os principais países produtores de abacaxi são os E.U.A. (graças às plantações havaianas), o Brasil, a Malásia, Formosa, o México e as Filipinas. Por sua vez, a industrialização é feita principalmente no Havaí; mas Formosa, Malásia, África do Sul, Austrália e Costa do Marfim também sobressaem. Os E.U.A., a Alemanha, o Japão, o Reino Unido, o Canadá e a França são grandes consumidores do fruto industrializado. Paraíba, São Paulo, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Minas Gerais são os principais estados brasileiros produtores. A grande maioria dos abacaxis produzidos no Brasil é destinada ao consumo interno, como fruta fresca. São Paulo absorve grande parte das produções de abacaxi da Paraíba, Pernambuco e Minas Gerais.

O melhor período de safra compreende o mês de dezembro a janeiro.