Bronzeado de cenoura

A cenoura é uma das hortaliças mais consumidas no mundo, estando à sua frente somente o tomate, a batata e o alface.

Acredita-se que é um legume muito antigo e no início de seu cultivo possuía uma coloração avermelhada para roxa, com fibras resistentes. A partir do século XVII foram cultivadas outras variedades no oriente médio, especialmente no Afeganistão, onde esse legume era cozido em ensopados e utilizado como planta medicinal, para auxiliar na recuperação de doentes.

No século XVIII a cenoura popularizou-se na Europa e assim foi desenvolvida a variedade cor laranja, com textura macia e mais agradável, sendo cultivada mais tarde no sul da Ásia e no norte da África. Posteriormente foi introduzida no continente sul e norte-americano por colonizadores.

Hoje os maiores produtores desse legume são: Estados Unidos, França, Inglaterra, China e Japão. No Brasil é cultivado em larga escala nas regiões sudeste, nordeste e sul.

Muito utilizada na culinária, por ter um sabor adocicado de fácil aceitação pelo paladar em todo o mundo, a cenoura é rica em nutrientes e é muito útil em decoração de pratos. Além da raiz, podem-se aproveitar as folhas em suflês, bolinhos e refogados.

No momento da escolha, para garantir o frescor da hortaliça, verifique se está firme, lisa e limpa, com a cor alaranjada e viva. O ideal é que ela não possua partes verdes, pois isso é sinal de que ficou exposta ao sol durante seu cultivo. Essa parte verde não é tóxica, porém possui um sabor amargo e desagradável.

As cenouras de melhor qualidade e preço são encontradas de julho à outubro.

É possível encontrar no mercado as cenouras “babies” que geralmente já estão higienizadas e prontas para o consumo. É uma opção de petisco saudável que surgiu no final da década de 1980 nos EUA.

As cenouras quando são picadas tem seu tempo de conservação menor e devem ser refrigeradas. Já quando conservadas inteiras, devem ser colocadas em saquinhos dentro da geladeira, separadas das folhas e por no máximo 15 dias. Aconselha-se consumir as cenouras com casca porque é onde grande parte dos nutrientes estão concentrados. O ideal é lavá-las e esfregar a casca levemente.

Hortaliça rica em betacaroteno, quando consumido é transformado em vitamina A pelo organismo, nutriente fundamental para a visão e também para a prevenção da cegueira noturna. Poderosa fonte de saúde, tem ainda fibras, vitamina C, sais minerais como potássio, sódio, cálcio, fósforo, enxofre, cloro, magnésio, silício e um pouco de ferro. Os compostos da cenoura também reduzem riscos de doenças vasculares, são ótimos para a pele, mucosas e tem ação eficaz como purificador do fígado.

Quando a cenoura é utilizada em sucos, recomenda-se não misturar com frutas cítricas (laranja, limão e tangerina, por exemplo), pois o ácido cítrico abundante nessas frutas reduz a absorção da vitamina A presente neste legume.

Por ser rica em carotenóides (pigmento de plantas amarelos, laranjas e vermelhos), age como fotoprotetor, ativando o poder bronzeador, reforçando o bronzeado, deixando a pele menos vermelha, mais saudável, jovem e fazendo com que não desbote com tanta rapidez.

Assim como todos os tipos de alimentos, a cenoura deve ser consumida sem excesso, pois o betacaroteno em quantidade exagerada deixa a pele com a cor amarelada.