Pé de manga

Nativa do sudeste do continente asiático, mais precisamente da Índia, a manga por muito tempo foi considerada como símbolo de realeza.

Fruta produzida em áreas tropicais e subtropicais, foi introduzida no Brasil pelos lusitanos por volta de 1700 e obteve sucesso em seu cultivo por causa do clima. Seu nome tem origem da palavra malayalam manga e foi popularizada pelos portugueses na Europa. Hoje em dia, a manga é considerada a segunda fruta tropical mais consumida no mundo, perdendo somente para a banana.

Para que sejam produzidos bons frutos, as mangueiras necessitam de calor e períodos secos.

As cores do fruto podem variar entre vermelho, laranja e amarelo, ficando mais avermelhada do lado que recebe mais insolação direta e amarelada ou esverdeada do lado que recebe menos.

O formato e tamanho da manga podem variar de acordo com o tipo. Existem mangas pequenas e alongadas, outras grandes e redondas, ovais e algumas possuem até o formato de um coração (manga coração de boi). A variedade se estende para o aroma, sabor, coloração da polpa, assim como a presença e ausência de fiapos.

Existem diversas variedades de manga no Brasil, mas as mais conhecidas são: Tommy, Aden, Rosa, Palmer, Borbon, Espada, Ubá e Coquinho. A manga Tommy é a mais plantada no Brasil e no mundo e teve sua origem na Flórida, Estados Unidos. Além de ser consumida ao natural, é muito utilizada em sorvetes e sucos.

Em todo o mundo até hoje já foram reconhecidas mais de 1600 variedades de manga.  Só na Índia estima-se que existam mais de mil tipos.

No Brasil essa fruta é preferencialmente consumida ao natural ou em doces, mas também é consumida em pratos salgados como, por exemplo, o Califórnia roll, variação de sushi (prato japonês) criado na Califórnia, nos Estados Unidos e muito apreciado por brasileiros. Na Ásia é utilizado em receitas salgadas como o chutney (molho agridoce indiano para ser consumido com carnes ou pães).

Para escolher a manga, a fruta deve exalar um perfume marcante principalmente na parte que a prende ao caule, a casca deve ceder levemente ao ser pressionada suavemente (a fruta deve estar firme, porém macia) e não deve apresentar rachaduras e manchas escuras.

As mangas geralmente são vendidas um pouco verdes para que não se machuquem no transporte, portanto caso ainda não esteja pronta para o consumo, deve-se deixá-la em local fresco e ventilado, envolto de folhas de papel para protegê-las e acelerar o amadurecimento.

Após madura, mantêm-se boa para o consumo em até 2 dias quando armazenada em temperatura ambiente ou em 5 dias quando acondicionadas na geladeira. Quando a manga passa do ponto do amadurecimento, costuma ficar com a casca enrugada e muito mole na parte da polpa próxima a semente.

A crença popular onde diz que “manga com leite mata” tem origem socioeconômica e foi passada para diversas gerações. Por ser uma fruta nobre e consumida somente pela classe alta na época de escravidão, os senhores proprietários das terras difundiram este mito para evitar o consumo excessivo da fruta por seus escravos que costumavam tomar leite em abundância.

No Brasil, existe a expressão “cão chupando manga” e significa pessoa feia, horrenda. Existe também o verbo “mangar”, que de acordo com o dicionário significa caçoar, zombar de alguém entre todos os presentes.