Cabeça de repolho
O repolho é um vegetal Nativo da Ásia Menor e acredita-se que foi levado à Europa por nômades de celtas, por volta de 600 a.C.. Desde a antiguidade, gregos e romanos que cultivavam o repolho, já o atribuíam à capacidade de cura a diversos males do corpo.
Após alguns anos, seu cultivo disseminou-se pela Alemanha, Rússia e Polônia. O chucrute (repolho fermentado) foi inventado por navegadores alemães e holandeses que preparavam-no dessa maneira afim de conservá-lo por mais tempo em travessias marítimas e era usado para prevenção ao escorbuto (carência grave de vitamina C na dieta) na tripulação. Foi trazido à América pelos conquistadores Europeus.
O repolho descende da couve e é da família das crucíferas, conhecidas por seus poderes antioxidantes. Suas substâncias antioxidantes podem reduzir o risco de vários tipos de câncer e doenças oculares como catarata. Além disso, o repolho é rico em vitamina A, B1, B2, K e B6 e possui uma ótima fonte de vitamina C (facilitador de absorção do ferro no corpo), cálcio, fósforo e enxofre.
Podemos citar as variedades de repolho como: roxo – o mais rico em nutrientes e antioxidantes –, branco, verde, amarelo, crespo e liso. O repolho verde e branco são os mais conhecidos e de maior aceitação no mercado brasileiro.
Esta verdura desenvolve-se bem em clima fresco e úmido, podendo ser cultivado ao longo de todo o ano.Tem destaque em produção nas regiões sul e sudeste, mas também é encontrado em todas os estados brasileiros. China, Rússia e Índia são considerados os maiores produtores do mundo.
Por suas folhas superiores ao caule serem bem encaixadas uma nas outras, forma-se uma “cabeça” compacta, de formato arredondado, liso ou enrugado; por isso o título a este vegetal.
Ao comprá-lo, deve-se tomar muito cuidado no manuseio para não machucá-lo, pois suas partes danificadas escurecem e apodrecem mais rapidamente. No momento da escolha, deve-se dar preferência aos mais pesados e compactos, livres de rachaduras, manchas ou perfurações. Caso a parte central externa esteja mole ou escura, indica-se que já está velho.
Para melhor conserva-lo, retire as folhas murchas, escuras ou rasgadas e coloque-o na parte inferior da geladeira para consumi-lo no máximo até 8 ou 10 dias.
Na culinária o repolho pode ser preparado em sopas, massas, refogados, saladas, conservas, acompanhamentos ou cozidos com carnes.
Veja outras curiosidades: