Lágrimas de cebola

A cebola tem como característica seu sabor forte, ácido e é um alimento muito utilizado como tempero.

Seu formato varia, podendo ser oval, redonda, achatada ou de tamanho pequeno (aperitivo) e possui tipos na cor amarela, roxa ou branca.

É o alimento mais popular no mundo, considerada ao lado do tomate e da batata uma das hortaliças mais importantes.

Originária do continente asiático, na antiguidade foi considerada como sinal de eternidade e por causa disso, alguns faraós foram enterrados com este legume.

Na Europa Medieval foi tão valorizada que era utilizada até como pagamento de rendas. Através das caravelas de Cristovão Colombo chegou ao nosso continente. Os primeiros colonizadores que trouxeram a cebola ao Brasil.

A vantagem da cebola é que pode ser encontrada durante todo o ano e pode ser comprada fresca, desidratada ou em pó.

A cebola é rica em flavonóides (possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes), além de vitamina C e do complexo B e sais minerais como: ferro, potássio, sódio, fósforo e cálcio.

Usada principalmente para realçar o sabor dos alimentos, pode também ser servida crua em saladas, frita como anéis, como sopa (típica da França, com baixas calorias), como suflês, patês ou como um ótimo acompanhamento para churrasco, pois quando assadas, ficam com o sabor adocicado (pela transformação das proteínas e açúcares) e adquirem o tom de caramelo.

No momento da escolha, o ideal é selecionar as mais consistentes, que possuem bulbos firmes e pesados, brilho na casca e sempre evitar as que estão brotando, com feridas, áreas amolecidas ou mofo.

O tempo de conservação da cebola fresca varia de 3 a 5 semanas e não é necessário manter em refrigeração, apenas em local fresco, seco e bem ventilado. É possível manter a cebola fresca na geladeira após picada durante 24h se for mantida em pote plástico fechado.

A explicação para as cebolas causarem lágrimas e ardência nos olhos é que ao serem cortadas, quebram-se as células que são formadas por enzimas e sulfuretos. As enzimas decompõem os sulfuretos, produzindo o ácido sulférico que por ser inflável, dissipa-se pelo ar até reagir com água (no caso umidade dos olhos) e forma uma solução muito fraca de ácido sulfúrico, irritando as terminações nervosas dos olhos e fazendo-o arder.

Para evitar o ardor nos olhos ao picar uma cebola, pode-se picá-la em água corrente, lavá-la antes de picá-la ou até colocá-la em refrigeração algumas horas antes e depois cortar com uma faca molhada, pois assim o gás reagirá com a água da faca ou da cebola antes de ir para a umidade dos olhos.

Para eliminar os cheiros da cebola das mãos após manipulá-la, esfregue-as com suco de limão e depois enxágue bem com água corrente.