Vermelho como pimentão

O pimentão teve sua origem no sul do México e América Central há 7 mil anos atrás, de acordo com as sementes da planta que foram encontradas. Por ser um vegetal adaptável a vários climas, foi rapidamente espalhado por espanhóis e portugueses no continente europeu e outras partes da América.

Fruto que possui diversas espécies e cores variadas é cultivado no Brasil e adaptou-se bem à culinária brasileira. Atualmente, os maiores produtores de pimentão são a China, México, Turquia e Romênia.

As colorações mais conhecidas são o verde, amarelo e o vermelho. Os frutos são verdes quando ainda estão imaturos e são colhidos com 120 dias. Quando continuam no pé, alteram suas cores para amarelos ou vermelhos (dependendo de sua variedade) assim que amadurecem e este processo dura 150 dias. Os pimentões verdes possuem um sabor mais ácido e os vermelhos e amarelos são levemente adocicados. Além dessas variações, existem também cores exóticas como o branco, roxo, azulado, preto e laranja. Há quem cultive os pimentões como plantas ornamentais devido a sua beleza.

Os frutos estão frescos quando possuem casca brilhante e estão firmes. Quando já não estão frescos, ficam com a pele enrugada, mole e sem brilho. Deve-se dar preferência aos frutos cujos talos foram cortados rentes. Para manter seu frescor por mais de uma semana, após comprá-los, devem ser embalados em sacos plásticos perfurados e colocá-los na parte inferior da geladeira. Quando mantidos em condições naturais, o amadurecimento é acelerado e pode ser consumido por 2 a 4 dias.

Pode ser consumido cru, assado ou refogado e tem opiniões diversificadas pelas pessoas, pois algumas apreciam seu sabor proeminente e outras não suportam nem o cheiro. Seu sabor é semelhante ao da pimenta, porém não possui ardência.

Na Europa este fruto é utilizado como uma especiaria depois de seco e moído, dando a origem à páprica. O que utiliza bastante desse tempero é o Goulash, prato húngado conhecido mundialmente.

Quando são consumidos cozidos é de digestão mais fácil do que quando cru. Para retirar a pele do pimentão, deixe-o em água fervente por cerca de 1 minuto que a pele se romperá.

Há quem utilize a expressão “ficou um pimentão” quando as pessoas ficam vermelhas após passarem por situações constrangedoras, estão inseguras ou quando ficam demasiadamente expostas ao sol.