Poderosa berinjela

Segundo historiadores, a berinjela teve origem na Índia, há cerca de 4.000 anos, chegando à Europa no século XIII, através dos árabes. Quando introduzida no Ocidente, a berinjela teve má fama por causa de seu gosto com fundo amargo.

Na Itália este fruto teve difícil aceitação, pois havia uma crença que seu consumo poderia deixar a pessoa louca. Somente após o século XVIII foi popularizada e virou base de diversas receitas.

No Brasil foi trazida pelos portugueses por volta do século XVI.

Após o século 20, a berinjela ganhou a fama de “planta que cura” por seu consumo estar associado ao controle de diabetes e colesterol. Hoje em dia é uma das hortaliças mais apreciada do mundo.

A berinjela italiana é a mais popular no Brasil e possui casca roxa ou rajada, algumas sementes e polpa levemente adocicada. Outro tipo de berinjela é a japonesa, com o formato alongado e fino, possui a casca roxa ou preta, suas sementes são menores e seu sabor é mais suave que a italiana. A do tipo redonda tem a casca roxa e o sabor bem parecido com a japonesa, mas muitos a consideram a mais saborosa de todas. Muito usada para conserva, a berinjela baby é colhida precocemente. A berinjela branca raramente é encontrada no mercado brasileiro, com formato oval, polpa delicada e de todas, a que mais possui sabor adocicado.

Por ser um produto delicado que amassa com facilidade, o ideal é manuseá-la com cuidado sem apertar e bater. Para escolher a berinjela verifique se a casca está brilhante e lisa. Quando a casca esta enrugada, opaca ou murcha, o legume já se encontra amargo e escurecido por dentro. Atente-se caso tenha algum furinho, pois significa que possui larva dentro. As folhas de sua extremidade devem estar grudadas e verdes.

A melhor forma de conservar a berinjela inteira é em local fresco ou na parte de baixo da geladeira. Após o corte da berinjela, inicia-se o processo de oxidação, que deixa a polpa escura e mole, por isso, aconselha-se não conservar a berinjela muitas horas após seu corte.

A berinjela pode ser usada em pratos como suflê, salada, refogada, frita, em tortas, recheada e substitui a massa da lasanha tornando-se uma opção mais saudável. Assada com pimentão, cebolas, azeitonas e azeite são muito apreciadas.

Outra modo de consumir a berinjela é em forma de farinha. A farinha de berinjela evita a compulsão alimentar, pois possui fibras que geram saciedade, consequentemente, ajudando em dietas para redução de peso.

Uma dica especial para o consumo: para retirar o gosto amargo deste legume, corte-o ao meio e deixe coberto com água, sal e um pouco de limão ou vinagre, durante 15 minutos aproximadamente. Escorra e se preciso, seque com papel absorvente.

Do plantio à colheita, leva-se 60 dias para chegar ao seu prato.