Buquê de couve-flor
A couve-flor é uma hortaliça delicada, tem as flores bem unidas, com a cor entre o branco e o creme e é rodeada de folhas. É uma hortaliça do tipo inflorescência (conjunto de flores) que pertence ao gênero Brassica oleracea, contém elevados teores de cálcio, fósforo, fonte de folato, vitamina A, beta-caroteno e vitamina C. Além disso, é livre de gorduras, colesterol e tem teores bem baixos de sódio, por isso é indicada para dietas de emagrecimento.
De origem da Costa do Mediterrâneo, espalhou-se na Europa no início do século XVI e veio pro Brasil através dos imigrantes italianos. Devido às condições tropicais de nosso país, pode ser produzida durante o ano inteiro e os meses de melhor oferta são entre maio e outubro, com aumento do preço entre janeiro e abril por causa das fortes chuvas.
Para escolher uma couve-flor, selecione uma que tenha cabeça bem redonda e compacta, sem muito espaço entre os buquês. Evite a couve-flor quando ela tiver a forma muito achatada porque ela se desmancha mais fácil durante o cozimento. Por ser uma hortaliça muito delicada é importante ter cuidado no manuseio, pois as partes danificadas apodrecem rapidamente. Na hora das compras, evite colocar outros produtos que amasse ela por cima.
Quando for guardar na geladeira, evite picá-la ou lavá-la para que sua durabilidade não seja menor.
Os floretes da couve-flor geralmente são os mais consumidos, porém, o caule e as folhas também são comestíveis e podem ser aproveitados em caldos e sopas. Cozida no vapor ou fervida em tempo curto faz com que a perda dos nutrientes sejam reduzidas.
Apesar de as fibras encontradas na couve-flor serem boas para o estômago, pois reduzem a acidez, é muito importante no momento do consumo mastigar bem a hortaliça para que não faça mal à digestão.
Na Europa cientistas desenvolveram couve-flor nas cores laranja, púrpura e verde que são tão nutritivas e saborosas quanto a original e geralmente são utilizadas em ornamentação.
Uma dica muito interessante é colocar um pouco de leite e uma rodela de limão na água do cozimento para que a couve-flor fique mais branquinha em seus pratos.
Veja outras curiosidades: