Alface na Mesa

A alface é originária da Ásia, por volta de 500 a.C. É uma das hortaliças de folha mais consumida em forma de salada mundialmente e possui inúmeras variedades de folhas, cores, formas, tamanhos e texturas.

Sua composição é de 92-95% de água, óleo essencial, albumina, vitaminas A e C, cálcio, fósforo e ferro. As folhas externas da alface, (aquelas de cor verde mais escura) são mais ricas em vitamina A.

Todos os tipos, com exceção das americanas, são usados na decoração de outros pratos e para retirar o excesso de gordura dos alimentos.

A alface pode ter a folha lisa ou crespa, com ou sem formação de cabeça. Também existem alfaces com folhas roxas, consumidas da mesma maneira que a alface verde e são muito saborosas. A alface americana possui as folhas mais crocantes, em forma de cabeça e é mais indicada para o preparo de sanduíches por ser mais resistente ao calor de hambúrgueres ou de bifes. A alface hidropônica é cultivada em solução nutritiva.

Para a compra, deve-se dar preferência às folhas limpas, de cor brilhante, firmes, sem marcas de picadas de insetos e áreas escuras. Ao escolher a alface, deve-se evitar amassá-la ou quebrar as folhas, selecionando-a com cuidado, pelo seu aspecto. Deve-se evitar pegar em todas as unidades expostas na banca em respeito aos demais consumidores.

Por ser uma das hortaliças que estraga mais rapidamente, para conservação, convém retirar as folhas machucadas e murchas e guardar a parte boa na geladeira, embrulhada em saco plástico ou vasilha com tampa, onde se conserva por 3 a 4 dias. Quando as folhas já estão picadas, deve-se manter em vasilha plástica por dois a três dias. A alface hidropônica deve ser conservada com as raízes; assim sua duração é prolongada. Nenhuma alface tolera congelamento.

Se a alface murchar, coloque-a por 20 minutos em água fria, depois de lavar e leve-a à geladeira até a hora de servir.

Para consumir, lave as folhas em água corrente e depois deixe de molho em uma solução de água sanitária (1 colher de sopa de água sanitária para 1 litro de água filtrada por 30 minutos). Após ter ficado de molho, enxágüe as folhas com água filtrada. A água sanitária ou vinagre não retiram resíduos de agrotóxicos ou de pesticidas, mas eliminam microorganismos que podem estar nas folhas e causar doenças.

Conserve os valores nutritivos deixando as folhas inteiras ou rasgadas com as mãos, pois quando as folhas são cortadas com faca, perdem muito seu valor nutricional.

O sal faz com que as folhas murchem rapidamente, por isso deve-se colocar o sal e o tempero um pouco antes da refeição.