Espaço Nutrição

A alimentação é importante para o funcionamento do organismo e principalmente para a sobrevivência do ser humano.

A escolha dos alimentos adequados é a preocupação da maioria dos pais desde a infância de seus filhos.

Uma dieta equilibrada e a escolha correta da combinação dos alimentos nem sempre é uma tarefa fácil, mas quando é atingida, traz muitos benefícios como: maior disposição, melhor autoestima, aumento da imunidade e principalmente prevenção de doenças; o que por consequência leva a uma vida mais saudável.

Verifique alguns benefícios que os vegetais podem oferecer.

Frutas

Abacate – É usada contra o reumatismo, promove a eliminação de gases, digestivo, laxativo.

Abacaxi – Facilita a digestão, germicida, oxidante forte, desobstruente do fígado, combate a icterícia, combate à artrite, combate o inchaço, combate a difteria, bom contra as afecções da garganta e contra a arteriosclerose.

Acerola – Rica em vitamina C, vitamina A, B1 e B2, Ferro, Cálcio, Fósforo e Tiamina. Age em combate a gripe, afecções pulmonares, doenças do fígado, nasais.

Ameixa – É purgativa, depurativa.

Banana – Combate a diarréia, calmante, favorece a formação, secreção e excreção do leite, combate a anemia.

Caju – Oferece vitamina C e sais minerais como cálcio, ferro e fósforo, além de ser rico em fibras. Age contra infecções, problemas de pele e ajuda a formação do sangue.

Caqui – É alcalinizante, bom para as afecções do fígado e os catarros da bexiga.

Cereja – É alcalinizante, remineralizante, combate a desinteria, eficaz contra a arteriosclerose.

Coco – É calmante, combate a febre, combate os vermes e útil nas inflamações intestinais.

Figo – Combate as afecções das vias respiratórias, laxante, tem a propriedade de amolecer os tecidos, atenuar as inflamações, as inchações e as queimaduras, aliviar as dores e cura feriadas.

Fruta do Conde – É estimulante do apetite.

Goiaba – Combate a diarréia e os tumores.

Jabuticaba – É estimulante do apetite, reanimadora.

Kiwi – Rica em vitamina C, fonte de potássio e rico em fibras. Apesar de doce, o Kiwi é ácido.

Laranja – Combate a falta da vitamina C, estimulante do apetite, reguladora intestinal, laxante, diurética, combate o reumatismo, calmante, digestiva, antifebril, anti-hemorrágica, combate a nevralgia, restaura o fluxo menstrual, quando escasso ou ausente, combate a nefrite, depurativa, contra verminose, etc.

Lima – É alcalinizante e combate a falta da vitamina C.

Limão – O suco é estimulante do apetite, diurético, combate a febre, combate o reumatismo, combate o vômito. Dissolve os cálculos; combate as afecções produzidas por diversos microorganismos (cólera, disenteria, tifo, etc).

Maçã – Combate a diarréia, estomacal, combate as afecções das vias respiratórias. Alimento para o cérebro.

Mamão – É laxante, diurético, tem a propriedade de amolecer os tecidos, atenuar as inflamações, as inchações e as queimaduras, aliviar as dores, cura feriadas e é refrescante.

Manga – É anticatarral, combate a falta da vitamina C, depurativa, refrescante, tem a propriedade de fazer suar, digestiva.

Maracujá – É calmante e tem a propriedade de amolecer os tecidos, atenuar as inflamações, as inchações e as queimaduras, aliviar as dores e cura ferida. Muito usado na coqueluche.

Melancia – É calmante, diurética, refrigerante.

Melão – É calmante e diurético.

Morango – É diurético, anti-reumático, alcalinizante, combate a febre, elimina toxinas do fígado, laxante, facilita a digestão, tônico para os nervos.

Pêra – É diurética e abaixa a pressão.

Pêssego – É um bálsamo para o estômago e um precioso alimento para os diabéticos.

Pitanga – É refrigerante e antiberibérica. As folhas combatem a febre, mesmo nas maleitas rebeldes.

Romã – As raízes são usadas para expulsar a tênia (ou solitária).

Sapoti – É refrigerante.

Tamarindo – É laxante e até purgativo.

Uva – É vitalizadora, alcalinizante, anti-reumática, depurativa, diurética, laxante, tônica para o sistema nervoso.

Legumes

Abóbora – Aporte de vitamina A, complexo B, fósforo, cálcio e a semente é muito rica em ferro. Tem poucas calorias e é de fácil digestão.

Abobrinha – Contém Fósforo, Cálcio, Ferro e celulose, além de pequenas quantidades de vitamina A, importante à visão e à pele, e vitaminas do Complexo B, que ajudam no desenvolvimento e crescimento.

Alcachofra – Por ter um elevado conteúdo em composto similar à insulina, a alcachofra é um vegetal muito valioso no regime dos diabéticos. É uma fonte razoável de proteínas.

Alho – Valioso pelo seu conteúdo em sais e vitaminas. Um dos mais saudáveis dentre todos os vegetais, ótimo para afecções catarrais, hipotensor e combate à prisão de ventre.

Batata – Relativamente rica em calorias, constitui ótima fonte de energia. Boa proporção de vitamina C, regular dose de ferro. O suco de batata fresco contém, não somente vitamina C, mas também vitamina B1 e B2, como ainda proteínas, carboidratos e sais minerais.

Batata Doce – Rica em carboidratos, contém grande quantidade de vitamina A e complexo B e sais minerais como cálcio, fósforo e ferro.

Berinjela – Tem a virtude reduzir as taxas de colesterol e ação das gorduras sobre o fígado. É digestiva, nutritiva e laxante, especialmente quando madura, pelo que se aconselha na desnutrição, nas indigestões e na prisão de ventre. Além disso, esse alimento possui propriedades antibacterianas e diuréticas.

Beterraba – Elevado conteúdo em sais minerais, vitaminas e carboidratos. Importante contra a anemia deixa os dentes e gengivas fortes, pois seu conteúdo em ferro e cobre é muito útil à formação dos glóbulos vermelhos. Tem ação laxativa, seu suco é tônico refrescante e é neutralizadora dos ácidos.

Cebola – Considerados um dos melhores purificadores do sangue, poderoso bactericida, depurativo, antitóxico, laxante, sudorífero e diurético. Tem um alto valor mineralizante pelo seu conteúdo em cálcio, enxofre, fósforo, silício e outros sais, e em vitamina A, B e C.

Cenoura – Indicada no combate a perturbação da vista por ser rica em caroteno, substância que no organismo é transformada em vitamina A. Ajuda o organismo a defender-se contra as infecções e seu suco combate à prisão de ventre. Ajuda a proteger contra o câncer, especialmente o de pulmão; protege as artérias; aumenta a imunidade e combate infecções; suas fibras ajudam a reduzir o colesterol sangüíneo. Além disso, a cenoura protege contra doenças degenerativas dos olhos (catarata, cegueira noturna e outras) e, quando preparada como suco, é eficiente no combate as cólicas renais e na eliminação do excesso de água do organismo. Excelente fonte de betacaroteno, precursor da vitamina A, e boa fonte de fibras e potássio. Se consumida em excesso, porém pode dar à pele uma coloração amarelada.

Chuchu – Excelente para o tratamento e de hipertensão arterial. Alimento de fácil digestão para os dispépticos, gastríticos e ulcerosos. Combinado aos demais alimentos, numa refeição, contribui significativamente para equilibrar o aporte calórico, evitando ingestão excessiva de calorias.

Ervilha – Ajudam na formação dos ossos, sangue e dente por oferecerem sais minerais como Cálcio, Fósforo, Ferro, Enxofre, Potássio e Cobre. Além disso, contém ainda vitamina A, excelente para a saúde dos olhos e pele; as vitaminas do Complexo B, que promovem o crescimento e estimulam o apetite; e vitamina C, considerada como elemento anti-infeccioso que atua nas cicatrizações, e cuja maior parte se perde durante o cozimento.

Feijão – Rico em fosfatos, substâncias azotadas e carboidratos. As vagens trazem magníficos resultados em caso de debilidade geral ou desnutrição.

Gengibre – Fonte de cálcio, selênio, manganês e zinco. Oferece vitaminas niacina, vitamina B6 e vitamina C. Tem ação estimulante gastrintestinal, combate os gases intestinais, alivia o enjôo e vômitos, rouquidão; tônico e expectorante. Também é utilizado em traumatismos e reumatismos. Não é recomendado o uso abusivo, pois em grandes quantidades pode ser prejudicial à saúde.

Inhame – Tem o valor calórico alto e o teor de ferro é um dos mais altos entre os alimentos de sua categoria, as raízes.

Jiló – Fonte de vitamina C, fonte razoável de vitamina A e cálcio. Quando combinada com a berinjela e cenoura crua é ótimo para redução do colesterol.

Macadâmia – De origem australiana, fruto crocante e amanteigado, rica em gordura mono não-saturada, é ótima para redução de risco de doenças cardíacas, atuando na manutenção do colesterol.

Mandioca – Polpa branca ou amarelada é rica em sais minerais como cálcio, ferro e fósforo, além de vitamina do complexo B (Niacina) que é ótima para promover o crescimento e evita problemas no aparelho digestivo.

Mandioquinha – Alimento energético, rico em sais minerais como cálcio, fósforo e ferro, ótimo para os ossos e dentes. Contém vitamina do complexo B, a Niacina.

Maxixe – São fontes de sais minerais, principalmente zinco, e têm poucas calorias. Hortaliça tradicional no Nordeste, ainda pouco conhecida no Centro-Sul do país.

Nabo – O conteúdo de cálcio do nabo, especialmente de suas folhas, torna-o indicável nas fases de crescimento. Suas folhas não deveriam ser desprezadas. É um alimento que deve constar sempre em nossas refeições, pois, entre outras funções, elimina a retenção de líquido no organismo, purifica o sangue, ativa o metabolismo e as funções cerebrais. Do seu suco prepara-se um ótimo xarope para tosse.

Pepino – O pepino é alcalinizante, calmante, refrescante, emoliente, laxante, estimulante, mineralizante. É um dos melhores diuréticos naturais de que se tem conhecimento. É recomendado para pessoas que sofrem de gota, reumatismo, artrites, problemas renais e de coração. Também faz muito bem para o fígado, vesícula, rins, pele, cabelos e unhas, regula a pressão arterial, é calmante e diurético. Seu suco também é bastante saudável. Tem função antiinflamatório do tubo digestivo e da bexiga e, além disso, é útil nas enfermidades dos dentes, gengivas, lábios e boca. Mas não esqueça: em conserva ou cozido, apesar de mais gostoso, perde parte dos nutrientes.

Pimentão – Uma das hortaliças mais rica em vitamina C que age contra infecções, e fortalece os vasos sanguíneos assim como os ossos e os dentes. Também é fonte vitamina A, contendo pequenas quantidades de sais minerais como ferro, fósforo e cálcio.

Pinhão – Semente muito nutritiva, rica em vitamina do complexo B, cálcio, fósforo e proteínas.

Quiabo – O quiabo é um alimento rico em fibras, além de ser fonte de cálcio, sódio, potássio e magnésio. Também apresenta vitaminas C, do complexo B e betacaroteno (provitamina A).

Tomate – É riquíssimo em vitaminas C, E e em potássio. Além disso, contém betacaroteno (provitamina A), vitaminas do complexo B, os minerais, cálcio, fósforo, ferro, sódio, magnésio e cloro e uma substância chamada licopeno, que lhe dá a cor vermelha.

Vagem – Vegetal de baixo valor calórico, a vagem contém sais minerais como Cálcio, Fósforo e Ferro, vitamina A e vitaminas do Complexo B em menor quantidade. O Cálcio e o Fósforo ajudam na formação dos ossos e dentes e evitam a fadiga mental e, o Ferro está intimamente ligado à formação do sangue. A vitamina A é indispensável à boa visão, auxilia o crescimento e conserva a saúde da pele e das mucosas. Outra qualidade da vagem é agir como estimulante das funções intestinais porque apresenta em sua constituição um pouco de celulose.

Verduras

Acelga – Possui pequeno valor calórico. Sua importância no ponto de vista nutricional está em seu conteúdo em minerais e vitaminas A e C.

Agrião – Riquíssimo em vitaminas e sais minerais. O principal valor nutritivo do agrião está, em grande parte, nos talos. O agrião ajuda a controlar as taxas de açúcar no sangue (pois é rico em potássio). Também age como antiinflamatório nas colites e ajuda a combater o ácido úrico nos organismos sobrecarregados pela ingestão de muita carne, leite e ovos. Quando comido cru, é excelente no combate a gengivite e outras doenças da boca. Na forma de xarope é efetivo contra a tosse.

Aipo – É um alimento rico em sais e vitaminas, indicado principalmente aos que sofrem de diversas enfermidades. Usam-se tantos as folhas como as raízes.

Alface – Possui baixo teor de carboidratos, proteínas e gordura, mas rica em vitamina A e sais minerais. Também possui em pequena cota vitamina B¹ e B² e é uma fonte razoável de ferro. Por possuir um princípio ativo, que é um calmante muito eficaz, a alface é um alimento indicado para pessoas que têm insônia ou as que são muito tensas e agitadas. Além disso, ajuda a tratar e prevenir anemia (se temperada com gotas de limão, melhora ainda mais a absorção de ferro) e combate os radicais livres produzidos em excesso pelo organismo, protegendo-o de diversas doenças como o câncer, por exemplo.

Alho Poro – Fornece vitamina C, grande quantidade de minerais e é rico em fibras. Pode ser usado para redução do colesterol.

Almeirão – Contêm minerais como cálcio, fósforo e ferro que auxiliam na formação do sangue e ossos. Ótimo para a visão por conter vitamina A e auxilia no crescimento e problemas de pele por conter vitamina do complexo B.

Brócolos – Bom construtor dos ossos e dos dentes graças ao seu elevado teor de cálcio. Recomendada aos anêmicos por sua riqueza em ferro. Elevada proporção de vitamina A, útil na defesa contra as infecções e xeroftalmia. O brócolis ajuda a prevenir e a tratar a anemia, protege contra o pulmão do colo e mama, é rico em antioxidantes, betacaroteno e vitamina C e E, protegendo contra as doenças do coração, derrame e catarata. Além disso, apresenta boas quantidades de fibras, que ajudam a reduzir as taxas de colesterol.

Chicória – É digestiva, tônica, antifebril, depurativa do sangue, mineralizante, laxante, diurética, vermífuga, antiescorbútica, hepática, boa para os rins. A chicória deve constar sempre no cardápio das pessoas que têm problemas na vesícula e no fígado. É um alimento depurativo do sangue, estimulante da digestão, suavemente laxante, combate verme intestinais, limpa os rins e previne as hemorróidas.

Couve Manteiga – É um alimento portador de boa cota de ferro, de cálcio e de pequena quantidade de fósforo. Estão presentes em baixa concentração as vitaminas da família B. A vitamina E se encontra no óleo extraído da couve, e, bem assim, a vitamina K, anti-hemorrágica.

Couve-Flor – Vegetal de fácil digestão, favorece a neutralização gástrica e prisão de ventre e é um bom construtor dos ossos graças ao seu elevado teor de cálcio. Possui importante valor nutritivo, contendo cálcio, fósforo, ferro, vitaminas A, B1, B2, B5 e C.

Escarola – A escarola estimula o fígado e a vesícula, neutraliza a ação dos ácidos sobre o organismo, aumenta a resistência física, estimula o apetite, mantém a saúde da pele, previne a formação de cálculos nos rins, bexiga e vesícula.

Espinafre – Ótima fonte de vitamina A, promove o crescimento e aumenta a resistência contra infecções. Rico em sais de ferro sendo forte fortificante contra anemia e desnutrição. É recomendado para corrigir o excesso de ácido no organismo e para os sedentários, pois combate a pressão arterial alta, arteriosclerose e artrite. Este alimento, porém, não deve ser consumido de forma exagerada, pois possui efeito laxante. Além disso, por ser rico em oxalato, não é recomendado para pessoas com cálculos renais.

Nabo – É um alimento que deve constar sempre em nossas refeições, pois, entre outras funções, elimina retenção de líquido no organismo, purifica o sangue, ativos o metabolismo e as funções cerebrais. Do seu suco prepara-se um ótimo xarope para a tosse.

Rabanete – É um alimento muito rico em vitamina C. Mas, além disso, também apresenta enxofre, potássio, cálcio, fósforo, ferro, sódio, cloro e magnésio.

Repolho – Contém antioxidantes e substâncias (indóis) que melhoram a resistência contra doenças. Ajuda no tratamento da úlcera péptica, além de diminuir o risco de doenças do coração, derrame e de câncer.

Rúcula – Apresenta grandes quantidades de cálcio e de outros minerais como ferro, fósforo, potássio, sódio, manganês e magnésio. Além disso, possui vitamina C e betacaroteno (provitamina A).

Salsão – Rico em fibras, auxilia no funcionamento intestinal e na redução de colesterol.